O Planeta onde vivemos está a aquecer muito rapidamente. A comunidade científica aponta a actividade humana como o principal factor do aumento da temperatura da Terra.

 

Este aquecimento é provocado pela emissão para a atmosfera de gases de efeito de estufa como o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4).

 

Controlar e limitar as emissões destes gases torna-se vital uma vez que ao acumularem-se na atmosfera não permitem que a radiação solar e o calor da Terra se dissipem no espaço exterior, contribuindo para o aumento da temperatura global do planeta.

 

 

Em que é que nos afectam as alterações climáticas?

 

As alterações climáticas constituem uma das maiores ameaças ambientais que a humanidade enfrenta. A utilização continuada das chamadas energias sujas tem contribuído para estas alterações climáticas provocando inundações, temporais, furacões, graves períodos de seca, etc. com o consequente prejuízo económico. O efeito de estufa é um problema muito complexo que, se não se ataca de imediato, vai ter repercussões negativas em todas as formas de vida. Nesse sentido, é necessária uma mudança radical na forma de produzir e utilizar a energia.

 

O velho modelo utilizado na obtenção de energia tem que de dar lugar a um novo modelo energético sustentável e baseado na utilização de fontes renováveis alternativas.




Aviso legal

O velho modelo empregue na obtenção de energia tem que dar lugar a um novo modelo energético sustentável


alterações climáticas

ESP

ENG

POR